Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da UPB acontece nesta segunda-feira (13)
Nesta segunda-feira (13), às 14 horas, acontece a cerimônia de posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2023/2024. O prefeito José Henrique Silva Tigre (Quinho), de Belo Campo, encabeça a chapa “UPB Unida, Bahia Mais Forte”, única inscrita no processo eleitoral da entidade municipalista. O gestor tomará posse como presidente sucedendo o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, o senador Otto Alencar e as principais autoridades do estado já confirmaram presença na cerimônia de posse, que ocorre no auditório da UPB. Sete prefeitos de diversas regiões do estado compõem a Diretoria Executiva. Já o Conselho Fiscal é composto por 10 gestores municipais.
Além do presidente Quinho, os integrantes da chapa são: o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, vice-presidente institucional; prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, vice-presidente administrativo; o prefeito de Itapicuru, José Moreira Neto, 1º secretário; o prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa, 2º secretário; o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Requiú, 1º tesoureiro; e a prefeita de Taperoá, Christianne Mary Pereira Guimarães, 2ª tesoureira. Sobre o novo presidente José Henrique Silva Tigre, conhecido por “Quinho”, nasceu em 23 de fevereiro de 1981, em Belo Campo, Bahia. Cursou administração formando-se em 2005. Em seguida, fez curso de pós-graduação em administração pública e gestú de saúde. Em 2001 foi nomeado secretário de saúde do município, em 2008 se tornou vice-prefeito aos 27 anos de idade. Em 2016, foi eleito como segundo prefeito mais jovem da história política de Belo Campo, sendo reeleito em 2020. No ano seguinte assumiu o cargo de vice-presidente da UPB. E agora será o novo presidente da UPB para o biênio 2023/2024. Na mesma cerimônia também toma posse a nova diretoria e conselho fiscal da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBahia), com a transmissão de cargo do atual presidente, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, para o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, que assume a entidade no biênio 2023-2024.
A UPB Considerada referência na defesa do municipalismo, a União dos Municípios da Bahia (UPB) completou 58 anos de fundação no dia 13 de agosto. Com atuação destacada no apoio ao fortalecimento técnico das prefeituras baianas e na representação institucional dos governos locais, a UPB tem proporcionado às gestões municipais a oportunidade de se tornarem cada vez mais eficientes para prestar um melhor serviço ao cidadú. A partir do trabalho da entidade, prefeitas, prefeitos e equipes das prefeituras encontram ferramentas para aprimorar as gestões através do conhecimento técnico e especializado. Associação civil sem fins lucrativos fundada em 1964, com caráter federativo e sem vínculo partidário, a entidade sempre pregou a pluralidade política, o que lhe levou a aglutinar, continuamente, quase que a totalidade dos 417 municípios baianos entre seus filiados.
A projeção política das bandeiras defendidas pela UPB teve à frente grandes nomes da política baiana. Com sua sede localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a UPB possui uma estrutura física que foi se alterando no decorrer dos anos, sendo ampliada e modernizada para melhor atender os prefeitos que visitam a capital baiana. No prédio, fundado em 1983, os gestores têm à disposição gabinetes climatizados, com computadores e telefones, sala de Reunião equipada com projetores, auditório para eventos com capacidade para mais de 300 pessoas, caixas eletrônicos, além de um aconchegante café e o restaurante que atende também o público externo.
Fonte: http://www.upb.org.br/noticias/1106-posse-da-diretoria-executiva-e-conselho-fiscal-da-upb-acontece-nesta-segunda-feira